Muitos empreendedores veem o marketing digital como ainda sendo uma realidade nova e cheia de mistérios, mas que querendo ou não, tem o potencial de aumentar e muito os lucros da empresa. É justamente por causa do Marketing Digital ser uma novidade na vida dos donos de negócios que é muito comum eles terem diversas dúvidas sobre o que procurar em um bom profissional da área.
Para sanar parte das suas dúvidas, eu vou te mostrar os principais pontos que você precisa ficar atento na hora de procurar um Gestor de Tráfego.
Operador de Anúncios ou Especialista?
Antes de mais nada, é preciso entender qual a real necessidade da sua empresa para com os serviços de um Gestor de Tráfego. Para que você consiga entender melhor qual a sua necessidade, basta entender que o Gestor de Anúncios pode ser um Operador de Anúncios ou um Especialista. Confira como cada um pode somar com a sua estratégia de marketing digital.
Idealmente, o Operador de Anúncios vai trabalhar dentro de uma equipe de marketing digital já formada, uma vez que o seu serviço não está nas decisões estratégicas, mas sim na tarefa de colocar no ar o anúncio desejado pelo cliente na plataforma escolhida.
Caso a sua necessidade seja por um profissional cujo conhecimento seja capaz de englobar mais do que só a parte operacional do tráfego pago, então o Especialista é quem você está procurando. Mais do que colocar os anúncios online, ele também levará em consideração toda a necessidade e potencial da sua estrutura online, permitindo que os anúncios fiquem ativos com a melhor otimização possível.
Portfólio, Histórico e Resultados
Antes de contratar um Gestor de Tráfego, é claro que você deve pedir para ver os resultados que o profissional já tem em seu portfólio. Também é aconselhável que você faça uma pesquisa por conta própria sobre o Gestor de Tráfego que você tem interesse de firmar uma parceria. Nesse sentido, as redes sociais serão suas grandes aliadas. Faça uma busca no Instagram, Facebook, Google e LinkedIn.
Cuidado com Dados Falsos
É natural que o profissional interessado em chamar a sua atenção vá mostrar apenas os seus melhores resultados quando você pedir por um portfólio, o problema está quando prints de bons resultados em anúncios se tornam em prints de “resultados milagrosos”. Ver um investimento de 300 reais que rendeu 600 mil reais é muito atrativo, entretanto esse também é um resultado irreal.
Reuniões que dão segurança
Para evitar ao máximo de cair em “prints fakes”, o segredo está em fazer uma boa reunião em vídeo com o gestor que você está interessado em contratar. É na conversa ao vivo que você tem a oportunidade de pedir para o gestor lhe mostrar o trabalho que ele tem ativo naquele momento ou os seus mais recentes, saindo do espaço em que ele mostra apenas exemplos perfeitos e exiba resultados verdadeiros.
Contrato
Não é incomum encontrar gestores que vão pedir para que você assine um contrato que vai acabar te amarrando com ele. Fuja de contratos que te prendem por 2 ou mais anos. Em um serviço que a palavra-chave é RESULTADOS, não é uma boa prática firmar um contrato de longa duração quando esse resultado ainda nem foi apresentado.
Busque um contrato que seja satisfatório para os dois lados, iniciando com pouca duração para que seja possível avaliar os resultados e então, se as suas expectativas forem atendidas, que seja feito a renovação do contrato.